quarta-feira, 22 de outubro de 2008

COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA


O USO DA INTERNET NA COMUNICAÇÃO COM OS FUNCIONÁRIOS


Dailton Felipini


Há alguns (bons) anos atrás, o meu professor de Marketing, para ilustrar a importância da agilidade no acesso a informação usava o seguinte exemplo: os vendedores de uma determinada empresa que cobria boa parte do território americano, ao final do dia, enviavam pelo correio em envelopes pré-pagos, os pedidos realizados no período juntamente com um relatório de vendas padronizado. No prazo máximo de dois dias, as informações de todos os vendedores chegavam a empresa onde eram compiladas, com os pedidos sendo encaminhados à gerência de marketing para aprovação e encaminhamento à produção.
Essa espantosa agilidade possibilitava ao tomador de decisões ter sobre sua mesa relatórios detalhados sobre tudo que havia sido vendido, por quem e onde, e as pulsações do mercado, com uma defasagem de apenas três dias.

Como é feito esse mesmo processo hoje? Empresas com grandes equipes de vendas disponibilizam a cada um de seus vendedores um computador portátil do tipo notebook ou hand-held. Ao realizar a venda, ainda na frente do cliente, os dados do pedido são enviados pela Internet usando a linha telefônica comum ou celular.

Os dados são processados pelo sistema na empresa e estão disponíveis para acesso a todas as pessoas que vão se utilizar dessa informação.

No caso da comunicação interna, as empresas geralmente se utilizam da intranet, mas em muitas situações a empresa tem diversas unidades dispersas não interligadas por uma rede corporativa, ou tem funcionários que trabalham externamente, como no exemplo dos vendedores, ou mesmo, profissionais que trabalham em sua casa, só se dirigindo a empresa esporadicamente; nesses casos, a Internet é a melhor solução.

É desnecessário frisar a importância estratégica para as empresas, da agilidade em seu fluxo de informações.

Essa agilidade tem relação direta com a produtividade e com a tomada de decisões; quem tem acesso a informação rapidamente, e sabe usá-la, tem mais chance de ganhar o jogo na competição pelo mercado.

A Internet abriu novas possibilidades nesse campo e as boas empresas já sabem disso.



Dailton Felipini é Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor e Professor de Gestão de Empresas Ponto-com na Universidade Ibirapuera.


OBS: De acordo com o contexto de Filipini, percebe-se da importância da comunicação eletrônica para os trabalhos de empresas, isso é apenas um dos motivos da imporância, existe inúmeros fatores que são contribuidos com a incerção da comunicação eletrônica nos dias atuais, como: educação a distância,educação em sala de aula, comunicação entre amigos, familiares entre outros componentes que são exenciais nas mudanças tecnológicas inceridas na sociedade.


EDIONE MÁRCIA DETONI



Nenhum comentário: